ELI, SEUS FILHOS, A CADEIRA QUEBRADA E O JEJUM

"Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli" (I Samuel 1.3).
-Comentário: Tem o proverbio que diz assim: “o que é bom ninguém faz, mas o que é ruim todos aprende.” Assim viviam os filhos de Eli, o sacerdote. Hofni e Finéas são as representações do que são alguns dentro da casa do Senhor; vivem na engorda, roubando a oferenda divina. Quando falei “o que é bom ninguém aprende.” me referia tudo de contraria que vivia Eli em contraste ao pequeno Samuel que conseguiu ouvir o chamado de Deus, em vez do sacerdote Eli, que cada vez mais engordava em seus alimentos roubados dos sacrifícios dos homens que subiam para adorar e sacrificar em Siló. 

E assim os dois jovens faziam o mesmo que o pai fazia. Engraçado que Eli gostava de se sentar, mas por que isso. Ref.: (I SM 6.9), Ah! Meus amados irmãos, o sujeito era obeso, não tinha as forças das pernas, e por sua vez a cadeira não suportara por muito tempo o seu peso. É o passatempo deste homem era observar outros a orarem sem entendimento, enquanto engordava a olho nu diante do Senhor (I SM 6.12), Ele, Eli, vivam no engordo da carne, e não conseguia ouvi Deus falar; lembra que Deus usou Samuel menino para falar com o seu povo? Embora o privilégio fosse; de Deus para o sacerdote ao seu povo a sua fala, mas o homem não jejuava, os filhos engordavam igual ao pai, e o pai pouco apelava aos filhos uma consagração santa, se vivia na hipocrisia de santidade em sua cadeira de rei. Querido pastor, líder, diácono, senhora do circulo de oração ou reunião de senhoras, cantores (certa cantora que postou falar muito com o seu papagaio no face, (com fotos), espero que sobre alguns minutos a Deus), e jovem etc. (usei o singular, na intenção de ser direto ao seu coração) fez a crucificação da carne para que o espirito tenha contato mais próximo com o Pai? Não é bom que o líder dê péssimo exemplo a igreja, visto que a nossa luta seja espiritual. Lembre-se que a vitória é contra a carne, ora: “... casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" (Mateus 17.21), então como uma igreja poderia ser vitoriosa se não há consagração contra desejos da carne. Veja que a falta de vigilância de Eli, levou os filhos a prostituição e morte, mas sobrou, para o próprio, e quem sabe, não vivia na prostituição também, pois não teve força de disciplinar os filhos perante Deus! Era também um cego espiritual dentro da casa de Deus (I SM 4.15). Não tinha visão e nem condições espiritual e física para acompanhar o Exercito nas batalhas, ora, ficava de longe ouvindo os gritos de derrota. Vejo que você não gostaria de receber a noticia das mortes das pessoas que você ama? Então, querido ministro e igreja, voltem a se conectarem com Deus pelo jejum e oração, antes que as pernas das suas cadeiras quebrem com os pesos das suas gorduras (pecados), e rompem os pescoços. Lembre-se que o diabo não resiste o jejum, e nem suporta a oração, foi desta forma que o próprio Jesus começou o ministério da salvação a nós pecadores. (Mt. 4) mostrando assim, o caminho da vitória. Amém!
"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem" (Dt 8.3).


Pr. Álvaro Olímpio

IEL - Igreja Evangélica Ludovicense
 em São Luís do Maranhão
olvaro@rocketmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem