O Juízo de Deus

"Porque devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal" II Coríntios 5.10
-INTRODUÇÃO: A Bíblia ensina que todos terão que um dia prestar conta ante o tribunal (entidade moral capaz de formar juiz e condenar, juiz) de Cristo, prestar conta de todas as obras praticadas bem ou mal.
Julgar: Supor, avaliar, sentenciar, decidir como juiz, formar opinião critica sobre. 

Como será o Juízo final?


"Porque já é tempo que se comece o julgamento pela casa de Deus e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus" (I Pe. 4.17).
E não cabe a nós julgarmos ou condenarmos alguém, pois na terra não há um só justo, ou seja, sem defeito e sem pecado (Rm. 3.10).
Como está escrito: Não há um justo,nem um sequer.Pois justo e perfeito só foi Jesus (1 Pe 2.22). O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (Hb.4.15; 2 Co 5.21). 
Satanás que esta na terra para nos acusar todos os dias: 
"Porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" (Ap. 12.10b).

1.) ALGUNS PONTOS DO JULGAMENTO DO CRENTE:

Todos os crentes serão julgados: Não haverá acepção de pessoas (Rm. 2.11.). Devemos nos abstermos de julgarmos uns aos outros em questões triviais,ou seja querendo humilhar o irmão. "Mas por que julgas a teu irmão? Ou despreze o teu irmão? Pois todos devem comparecer diante do tribunal de Cristo. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros. Porém devemos encorajar tendo em vista a semelhança a Cristo, na fé, no amor, e quando for necessário exercer a disciplina eclesiástica devemos assim fazer com amor" (Rm 14.10-13ª).
"Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dará arrependimento para conhecerem a verdade" (2 Tm. 2.25).

1.1) O PESO DE A PALAVRA JULGAR:

É simplesmente decidir como juiz, ou seja, é desprezar a lei de Deus.(dentro do assunto tratado). "Irmãos não falais uns dos outros.Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei,e, se, tu julga a lei, já não és observador da lei, mas sim juiz" (Tg. 4.11.12; Tg. 5.9).
O julgar não cabe a nós e sim a Jesus, pois "também o pai a ninguém julga, mas deu ao filho todo juízo" (João 5.22). Por isso afirmo que é Jesus que nos julgará, pois seu juízo é justo (Sl. 7.11).

1.2) QUANDO OCORRERÁ ESTE JULGAMENTO?

Este julgamento ocorrerá quando Jesus vier buscar a sua igreja.

1.3) NO JULGAMENTO QUEM SERÁ O JUIZ?

O juiz deste julgamento será sem duvida o Senhor Jesus (2 Co. 5.10). Hoje Ele é o seu advogado, pois "se alguém pecar temos um advogado para com o pai, Jesus Cristo o Justo" (1Jo. 2.1b).
O exame das obras dos cristãos será realizado perante o Filho de Deus. O próprio Jesus falou que todo juiz é colocado em suas mãos (João 5.22) Jesus julgará todos os crente na presença de Deus seu pai. Enquanto já tem muitos crentes julgando e dando a sentença para seu irmão, esquecendo que o juiz é Cristo e que também será julgado pelo justo juiz. "Portanto, és inescusável (sem desculpa, imperdoável ) quando julgas, o homem, quem quer que sejas, porque te condenas a te mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas fazer o mesmo..." (1 Jo. 2.1b).
Uma pessoa, antes de procurar melhorar as outras pessoas, deve melhorar a si mesmo abandonando os seus próprios defeitos e pecados (Mt. 7.1-5). Jesus condena a pratica de o cristão julgar uns aos outros nos mesmo sendo faltosos. O crente deve primeiro submeter-se ao justo padrão de Deus, antes de examinar e influenciar a conduta dos outros irmãos. Porém o crente deve ter o discernimento para avaliar o caráter do seu próximo, pois o crente é ordenado a identificar os falsos ministros dentro da igreja. Porém ressaltamos que não estamos falando a respeito dos falsos mestres e sim daquele que já conhecemos, estamos falando dos nossos irmãos em Cristo Jesus, que participa do nosso dia a dia.

2.) ESTE JULGAMENTO NÃO É PARA SALVAÇÃO OU CONDENAÇÃO:

ENTÃO PARA QUE É? Este julgamento é sério e solene (majestoso, acompanhado por formalidades ditadas por leis ou costumes), porque inclui a Possibilidade de perdas, de danos de prejuízos.
"Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1 Co 3.15).

Salvo por um triz, Deus é justo, julgará a conduta,e avaliará o ensino que cada um recebeu em sua igreja e em especial dos obreiros.
A) Possibilidade de ficar envergonhado diante do Juiz na sua vinda (1 João 2.28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda). B) Possibilidade de queimar-se o trabalho de toda a sua vida A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
"A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um" (1 Co 3.13).
Mostrará a qualidade do trabalho. Este julgamento é das obras, se são boas ou más

2.1) TUDO SERÁ CONHECIDO

A palavra comparecer significa tornar conhecido publicamente Deus examinará e revelará abertamente, na sua exata realidade (2 Co 5.10). Nossos atos secretos (Mc 4.22; Rm 2.16) ;nosso caráter (Rm 2. 5,6); nossa palavra(Mt 12. 36,37) nossas obras (Ef 6.8); nossas atitudes(Mc 5.22) o desejo do coração (1 Co 4.5) nossa falta de amor(Cl 3.23,24) nosso trabalho e ministério (1 Co 3.13). Em suma o crente terá que prestar contas da sua fidelidade ou infidelidade a Deus ( Mt 25.21) e das praticas e ações, tendo em vista a graça, a oportunidade e o conhecimento que recebeu (Lc 12.42 ).

2.2) A RECOMPENSA

Quando um crente se arrepende de suas más ações, ele é perdoado no que diz respeito ao castigo eterno (Rm 8.1),...Mas são levadas em conta quanto a sua recompensa (Cl 3.25 mas ao que fizer agravo receberá o agravo que fizer). As boas ações e o amor do crente são lembrados por Deus e por ele recompensados (Hb 6.10 porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho) cada um receberá do Senhor o bem que fizer ( Ef 6.8).

2.3) RECEBER OU PERDER

Os resultados específicos do julgamento do crente serão vários como receber ou perder alegria. 
"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda" (1 Jo 2.28).

Aprovação divina (Mt 25.21); Tarefas e autoridade (Mt 25.14-30); Posição (Mt 5.19; Mt 19.30); Recompensa (1 Co 3.12-14; Fp 3.14);Honra (Rm 2.10; 1 Pe 1.7). Então o julgamento ou tribunal de Cristo tanto posso ganhar como posso perder, por isso é aqui na terra que tenho que me esforçar para conquistar o meu galardão, pois muitos cristãos naquele grande dia serão envergonhados por Jesus.

3 ) POSSO GANHAR OU PERDER A COROA

3.1) A COROA DA VITÓRIA

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível" (1 Co 9.25).

Para aquele que vencer a carne, o mundo e o diabo, esta coroa é também chamada incorruptível, porque se refere ao domínio do crente sobre o velho homem, alvo principal da vida cristã. Para conquistá-la temos que renunciar ao nosso próprio interesse. É a posse de uma vida imortal para qual nos dirigimos.

3.2) A COROA DO GOZO

"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Fp 4.1 Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados" (1 Ts 2.19).

Significa alegria, é para aqueles que ganharem almas, pois o cristão em sua alma tem alegria no evangelismo pessoal de ganhar almas. Por isso quem ganha almas é sábio (Pv 11.30). A alma que cada crente ganha será seu orgulho, sua alegria, seu gozo e galardão.

3.3)-COROA DE JUSTIÇA 

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4.7,8).

É o prêmio dos fiéis, dos trabalhadores da fé, dos trabalhadores do Senhor, os quais vencendo tudo esperam a sua vinda.

3.4)-A COROA DA VIDA 

"Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte , e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10).

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" ( Tg 1.12).

É o galardão da fidelidade do crente, é a modalidade de vida conquistada mediante a morte de Cristo, a vida eterna

3.5) A COROA DE GLORIA 

"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto" (1 Pe 5.2-4).


E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. É o galardão dos ministros fiéis que promoveram o reino de deus na terra sem esperar recompensa material. -CONCLUSÃO: A espera de um eminente (ou seja, elevado, excelente) julgamento do crente deve aperfeiçoar neste temor do Senhor (E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, de pessoas. Também a ser sóbrio e a vigiar (I Pe 4.5,7); a viver em santa conduta e piedade (I Pe 3.11); e demonstrar misericórdia e amor a todos (Mt 5.7) A lição maior que recebemos deste julgamento de Cristo considere em atentarmos, observamos com esforço para a nossa responsabilidade INDIVIDUAL como cristão no que se refere às ações tanto no caráter social quanto espiritual praticada em beneficio do reino de Deus. TUDO SERÁ REVELADO DIANTE DE CRISTO!!!



Pastora Reniuza Lino
Formada em Teologia IBICAMP
Membro da CIAD (Convenção Internacional das Assembléia de Deus)
E-mail: reniuzialino@hotmail.com
Casada com o Pr. Clauvimar Candido de Andrade
Contato: (62) 9155-3308
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem