APRENDENDO COM OPERAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO


Efésios 1.13-14; 5.18
-INTRODUÇÃO: O Espírito Santo é nosso Consolador, ajudador e habita em nós. Porém, só pode ter o Espírito Santo
de Deus aqueles que são Seus filhos. Vamos aprender um pouco mais sobre as operações do Espírito Santo:

O Espírito Santo tem operado em sua vida?


1 – A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO MUNDO

Atuou na criação do céu e da terra e na criação do homem (Gn 1.2, 6; Sl 104.30).

2 – A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO HOMEM

- Sua principal operação no homem está descrita em Jo 16.8: Convencer a pessoa do pecado, da justiça e do juízo. - O Espírito, assim como ajuda a orar, também ajuda a entender a Palavra de Deus. Tire um tempo de leitura e meditação na Palavra (Jo 14. 26). - Produz o Seu Fruto com as nove qualidades, conforme Gl 5.22 e 23 as quais são: amor, gozo, paz (relacionadas com Deus), longanimidade, benignidade, bondade (relacionadas com o próximo), - fé [fidelidade], mansidão e temperança [domínio próprio] (relacionadas consigo próprio).

3 – A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA

A operação do Espírito Santo na igreja tem como objetivo capacitar e equipar a Igreja manifestando a cada um para o que for útil. - Promove a santificação e o aperfeiçoamento da Igreja (corpo) (Ef 4.12); - Batiza o crente e o reveste de poder para ser cheio do Espírito Santo (At 1.8); - Adorna a Igreja com dons espirituais e ministeriais para o que for útil (I Co 12.7) [assunto mais ampliado posteriormente]; - Opera a transformação do nosso corpo (I Jo 3.2; Rm 8.11); - Opera a direção e guia em toda a verdade (Jo 16.13).

4 – VARIEDADES DE NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

Em I Co 12.6,7,11 expressa a dimensão da operação do Espírito Santo. Os nomes e símbolos referem-se ao que opera e as verdades espirituais: Alguns nomes: Espírito de Deus, de Cristo, do Senhor, da Graça, de Adoção, da Promessa, da Verdade (I Co 3.16; Rm 8.15; Ef 1.13); Alguns símbolos: Fogo, Vento, Chuva, Orvalho, Rio da Vida, Pomba, Azeite, Selo, Água (At 2.3; Mt 3.16; Hb 1.9; Jo 7.37,38 e outras mais...).

-CONCLUSÃO: É bom que se entenda que o selo do Espírito não se trata de batismo, mas é a garantia no ato da conversão de propriedade do Senhor e o direito da vida eterna.


e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem