APRENDENDO RESISTIR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS

Neemias 4.1-23
Os adversários de Neemias e a sua equipe viam os judeus como pessoas fracas. No entanto, em cinquenta e dois dias os muros foram reconstruídos (Ne 6.15). Mas, diante da oposição dos inimigos, Neemias teve uma reação que mostra uma atitude excelente de fé e coragem: “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite” (4.9).

Você está passando por oposição?


1. OPOSIÇÃO

a) Enquanto os judeus estavam trabalhando na reconstrução do muro, seus inimigos Sambalate e Tobias faziam piadas (Bullying) deles. Você já se sentiu menosprezado ao iniciar algum projeto? b) A inveja está presente quando os projetos avançam. O que Sambalate e Tobias fizeram quando viram o progresso dos muros de Jerusalém? (Ne 4.7,8 e 11)

2. PROTEÇÃO

a) Enquanto trabalhavam na restauração do muro, os judeus estavam constantemente armados para a eventualidade de serem atacados. Como Neemias ajuda as pessoas a resolverem os problemas que vão surgindo? Comente os seguintes versículos: 4- 5 e 14-15. b) O que você pensa das atitudes que Neemias tomou? Compartilhe os versículos 9, 16 e 23. c) Aos nobres que não quiseram edificar os muros (Ne 3.5), Neemias determinou que eles fizessem a proteção dos lugares ameaçados de ataque (Ne 4.19-23). De que lado você está, com a mão na massa ou com a mão na lança?

3. RESULTADO

a) Com a direção de Deus o muro estava sendo edificado (v 6). Você percebe que na sua vida sob a direção de Deus as vitórias começam a acontecer? b) Mesmo com vitórias Neemias incentivava o povo e Deus revelava os planos dos seus inimigos (Vs 14-15). Quando você começa a obter vitória, você relaxa em executar o projeto que Deus pôs em seu coração?

CONCLUSÃO

Quando enfrentamos desafios na vida, não devemos ficar de braços cruzados. Devemos fazer o que pudermos, dentro dos papéis definidos pelo Senhor, para resolvermos os problemas. Por outro lado, seria tolice achar que todas as soluções se encontram em nossas mãos. Devemos, como Neemias, orar ao Senhor e confiar nele para cuidar das coisas que são maiores do que nós. Quando Neemias organizou os trabalhadores para se defenderem contra os adversários, ele chamou todos a pelejarem pelas próprias famílias (4.14). O desejo de salvar as próprias famílias motivou os judeus a trabalharem e vigiarem constantemente. Deve ter o mesmo efeito em nossas vidas. Mas as ameaças maiores hoje são os ataques espirituais que o adversário faz constantemente, bombardeando as nossas famílias com retaliações e tentações que ameaçam nos levar à perdição. O servo de Deus vive pela fé e ora sem cessar, mas não foge da responsabilidade de cumprir os seus deveres.

e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem