DESERTOS DE SUR, MARA E ELIM


"Depois Moisés fez partir a Israel do Mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto, e não acharam água". Êxodo 15.22

-INTRODUÇÃO: Estes três lugares que ISRAEL passou na sua caminhada até Canaã e cada um desses lugares com um significado para nós hoje.

Você está num deserto?

Vamos aprender o que a Bíblia diz sobre estes três desertos:

I. DESERTO DE SUR: Êxodo 15.22

1. Após a comemoração da grande vitória sobre os egípcios e a da abertura do mar vermelho. O povo deveria continuar sua caminhada até o destino e isso implicava em passar pelo deserto de Sur. Após uma grande vitória espere a próxima batalha , pois ela virá.
2. O nome DESERTO DE SUR em hebraico significa "muralha".
2. A. No deserto falta tudo que se precisa para a básica sobrevivência. por isso que naquele momento Moisés e o povo deveria depender de DEUS e esperar seu milagre. 2.2.B Se você está diante de uma muralha e é intransponível supera-la saiba que o SENHOR ESTA COM CONTIGO PARA FAZE -LO VENCER NESTE DESERTO. 2.3 . LEMBRE -SE QUE JOSUÉ COM A ORIENTAÇÃO DIVINA DERRUBOU JUNTO COM O POVO AS MURALHAS DE JERICÓ. O profeta Elias teve suas necessidade básica suplica , quando o ribeiro secou e faltou mantimento.

II. MARA . Então chegaram a MARA: Êxodo 15.23

1. Eles atravessaram o deserto e chegaram e um lugar que tinha água mas não podiam usá-la. 2. O nome Mara significa em hebraico amargo. 3. Mara fala das amarguras da nossa vida . é alguém que amamos nas drogas , doente . mara fala também das seitas heréticas que disseminam doutrinas errôneas . É o marido beberrão , o desemprego . 4 . A Solução. A. DEUS mandou Moisés pegar um lenho e lançar nas ÁGUAS , quando o povo estava murmurando e reclamando. Nos momentos de crise o caminho não é ter atitudes como essas e sim fazer como Moisés que clamou ao Senhor e foi atendido. B, O LENHO de madeira representava naquele momento a CRUZ DE CRISTO , QUANDO O LENHO TOCOU A ÁGUA ELA FICOU DOCE. 2.B. Quando deixamos o SENHOR entrar na nossa vida o que era Fel se torna MEL. 3.Deus permiti certos momentos amargos na nossa vida para refletirmos sobre sua bondade para conosco e para nos aproximarmos mais dele em comunhão.

III. ELIM: "Então vieram a Elim" (Êxodo 15.27)

1. O termo ELIM hebraico é terebintos e significa lugar de abundancia. 2. ali tinha 70 palmeiras e 12 fontes de água. as palmeiras falam dos setenta discípulos enviados pelo SENHOR E AS 12 FONTES DE ÁGUA FALAM DOS DOZE APÓSTOLOS. 3. ELIM também fala que chega o momento na nossa vida de lutas e adversidades que ele nos coloca em um lugar de muitas bençãos e vitórias. 4. Agora era sombra e água fresca. 5. DEUS PERMITI PASSARMOS POR LUTAS PARA VALORIZARMOS OS MOMENTOS DE VITÓRIAS. AMÉM.

eliaspap962@gmail
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

3Comentários

  1. Como é bom se alimentar da palavra de Deus.saber que Deus restaura o que nao presta.a tendência do ser humano é jogar fora,mas Deus transforma . Deus abençoe o sr. pastor Elias

    ResponderExcluir
  2. a palvra de deus e tudo em nossas vidas .pb gildison oliveira

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem