Ainda que...

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.
HABACUQUE 3.17,18
O livro de Habacuque :
Tem apenas 3 capítulos e um composto total de 56 versículos. No versículo 17 o profeta relaciona em 6 tópicos tudo aquilo que de pior poderia acontecer naquela época, envolvendo toda a cadeia da economia local.

O que está acontecendo com você?

Vamos refletir sobre a figueira, a videira e oliveira no livro de Habacuque:

1= Ainda que a Figueira não floresça 

Existe cerca de 755 tipos de figueiras no mundo. O figo é sagrado para os judeus ele faz parte dos 7 alimentos que crescem na terra prometida.

2= nem haja fruto na Videira 


Há cerca de 5 tipos de videira no mundo usada para produzir vinho.

3= ainda que falhe o produto da Oliveira


A Oliveira é símbolo de presença do espirito santo (unção).usada para produzir azeite. Que o mesmo era usado na guerra. Na comida. Nas feridas).
4= e os campos não produzam mantimento 5= ainda que o rebanho seja exterminado da malhada 6= e nos currais não haja gado Em palavras de hoje seria o equivalente a dizer: 1 Ainda que o salário não seja suficiente, 2 nem que o mercado de ações não dê lucro: 3 ainda que os investimentos não tenham retorno, 4 e que eu perca o emprego; 5 ainda que meu fundo de pensão possa falir 6 e toda minha poupança se esgotar. O profeta não poderia pintar um quadro pior. Mas o versículo 18 mostra uma reviravolta. Independentemente do cenário externo. Ele confia no seu senhor... pois ele tem buscado ao seu senhor Lendo Habacuque Contei 17 questionamentos de Habacuque, a) a maioria ele faz diretamente a Deus. b) Até mesmo Jesus, na cruz, no momento mais difícil fez questionamentos. c) Habacuque, ao fazer uma pergunta, nem sempre a resposta vem rapidamente. “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” d) (Habacuque 1.2)  Muitas vezes você precisará subir à “torre de vigia” e) (Habacuque 2.1), um lugar onde o profeta ficou até receber a resposta. É necessário ter perseverança na oração. f) Algumas perguntas de Habacuque chegam a ser bem ousadas. “Por que te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1.13). g) Jó também passou por uma situação assim: “Ah! se eu soubesse onde encontrá-lo! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e encheria a minha boca de argumentos” (Jó 23.3-4). E o que acontece quando Deus responde? 
Em Habacuque 3.3-15 o profeta descreve a visão que ele teve quando Deus respondeu suas perguntas: Ouvi a tua palavra Senhor e temi.


(Conferencista )
lucas.joselima9@hotmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem