MERGULHANDO NO ESPÍRITO


pentecostes

Ezequiel 47.1-12

INTRODUÇÃO: Imagine uma cidade no sertão nordestino. Seca, animais morrendo, nenhum verde, tudo morrendo. Imagine agora um rio chegando. Suas águas invadindo esta região e escoando pelos campos e vales. Você pode ver a vida retornando? Animais, árvores, peixes, pescadores.

"Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações". Apocalipse 22.1-2

Assim é o relacionamento com o Espírito Santo de Deus em nossas vidas, como as águas de um rio que levam vida por onde passa.

1. O ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUER QUE VOCÊ MERGULHE NUM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM ELE

QUAL É O SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ESPÍRITO DE DEUS? O ESPÍRITO SANTO É COMO UM RIO, HÁ DIVERSOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO DELE vs. 3-5
• SUPERFICIAL - vs. 3 tornozelo - superficial, sinto o frescor de sua presença, mas mantenho pleno controle de minha vida.
• TOTAL - Vs. 5 nadar e mergulhar - entrego-me totalmente nas mãos do Espírito Santo e já não tenho controle. Ele me conduz em suas correntezas para onde quer. (Ilustração dos nascidos do Espírito como o vento)
• PELA METADE - Vs. 4 Joelho e cintura - meio do caminho - tenho níveis mais profundos de experiência com o Espírito Santo, mas ainda me mantenho numa posição confortável onde sou senhor da situação.

O seu nível de conhecimento do Espírito é proporcional ao seu nível de entrega. Quem não sabe nadar não se joga no rio profundo.

2. MERGULHAR NUM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM O ESPÍRITO SANTO TRARÁ ENORMES BENEFÍCIOS

Você deve conhecer o Espírito de maneira progressiva.
À medida que você vai perdendo o controle, o Espírito Santo vai ganhando mais controle de sua vida.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE CONHECER O ESPÍRITO DE DEUS PROFUNDAMENTE?
Estes benefícios não se limitam somente a nós, mas a todos que conviverem conosco. É inesgotável.

1. O RIO DO ESPÍRITO SANTO PURIFICA E DÁ VIDA vs. 8

"Ele me disse: “Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali é saneada. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá".
Este Mar aqui é o MAR MORTO. O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal nele contida, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada.

Sem O Espírito Santo você é como o MAR MORTO. Tudo que chega em suas mãos morre. Você imaginou o poder das águas do Espírito? As águas do Jordão, quando chegam no mar Morto, morrem também. Mas as águas do Espírito de Deus cura o mar morto.

2. O RIO DO ESPÍRITO SANTO ALIMENTA E CURA vs. 9,12

"Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida; suas folhas, de remédio”.
As águas deste rio Purificam, curam e alimentam. Estas águas, segundo a visão de Ezequiel, saiam do Templo de Deus.
O que você acha de entrar neste rio? Deus tem muito mais para sua vida que apenas entrar neste rio. Preste atenção:

3. SOMENTE ATRAVÉS DE JESUS VOCÊ PODERÁ MERGULHAR NO RIO DO ESPÍRITO

"O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul. Ele mediu mais quinhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto?” Levou-me então de volta à margem do rio. Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando".
No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado (João 7.37-39).
ESTE HOMEM É JESUS E O RIO É O ESPÍRITO SANTO.
• Assim como Jesus apresentou ao profeta o rio do Espírito Santo, Ele O quer apresentar a você.
• Da mesma forma que ele LEVOU o Profeta, Ele quer levar você.
Aliás, não há outra maneira de você conhecer este RIO, nadar neste RIO, ser curado neste RIO, ser SACIADO neste RIO, se não for através de JESUS.
ATRAVÉS DE JESUS AO INVÉS DE VOCÊ ENTRAR NO RIO, ESTE RIO É QUE VAI ENTRAR EM VOCÊ, OU MELHOR DIZENDO, ELE NASCERÁ EM VOCÊ
"O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar".
Repare que as águas estão nascendo do templo de Deus. Quando você recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, você se torna o Templo do Espírito Santo de Deus.

prdevanir@hotmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem