O COMPORTAMENTO CRISTÃO NO DIA A DIA

Pr. Agnaldo Marques


- INTRODUÇÃO: Analisando a carta de Tito com mais atenção, fiquei maravilhada quanto ao que ela nos ensina. São apenas três capítulos, mas fala tudo que precisamos, nos leva a termos postura diante de Deus e da sua palavra.
Enquanto nós nos calamos em nome da ética e do bom senso, diz em Tito 1.10,11 que há muitos sem ética, isto é, insubordinados, faladores, vãos e enganadores que nós devemos tapá-lhes a boca.

Como está seu testemunho?

Vejamos sobre o testemunho cristão:

1) Não devemos ficar calados? Tito 1.9

Esse versículo diz que devemos reter firmes a fiel palavra, que sejamos poderosos , tanto para admoestar na sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Em Tito 1.15b diz: "nada é puro para os corrompidos e descrentes, o seu entendimento e sua consciência estão contaminados". O verso 16 diz que "dizem conhecer a Deus, mas as suas obras o negam". Como bem disse Martim Luther King: “O que me preocupa não são os gritos dos maus, mas o silêncio dos bons”. De que me adianta ser bom ou boa, se não sou corajoso o bastante para defender o evangelho, a Deus e a meus irmãos na fé, que muitas vezes são vítimas desses tipos de pessoas? Todos os cristãos precisam ter coragem de falar a verdade doa a quem doer. “É melhor um tapa com amor do que um beijo fingido”, dizia um velho pastor amigo nosso.

2) Como devemos nos comportar

Tito cap. 2 começa nos ensinando bravamente como devemos nos comportar. O texto exorta, exorta, exorta e então não adianta ser bonzinho, ser ético, ficar bem com todo mundo, para ser queridinho de todos, mas mal diante de Deus; pois nos dias de hoje as coisas acontecem do mesmo jeito que aconteceram em Creta. O Apóstolo Paulo deixou Tito em Creta (Tito 1.5) para que pusesse em ordem os irmãos daquele lugar, para que escolhesse homens que pudessem ser constituídos presbíteros, homens com qualidades ótimas, um monte de requisitos, que não se observa hoje. Se a pessoa tem um requisito, já acham que está bom para consagrar e, depois, eles não conseguem fazer como manda a palavra. Não conseguem convencer ninguém do que é certo, e ainda é perigoso os mesmos passarem para o outro lado (Tt 1.5-11). Misericórdia! Não se deve ter medo de dar a cara à tapa não, pois Deus honra àqueles que estão do lado dEle. Tito 2.15: “fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade”.

3) Como devemos viver – Tito 3

O capítulo nos mostra como éramos, e nos diz como devemos viver, diz que devemos estar preparados para toda boa obra. Tito 3.2 diz: "sejamos mansos, cordatos para com todos, mas na hora de mostrar os erros deles devemos exortar com autoridade". Tito 3.8 diz que "fiel é a Palavra, e quero que a proclame com firmeza", Tito 3.9 diz que "precisamos ter sabedoria, evitar questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs". Tito 3.10-11 diz "ao homem faccioso depois da primeira e segunda admoestação, deixe ele para lá, que se acerte com Deus". Que Deus abaixe a crista dele, que o seu império vá ao chão, sabendo que já está no erro e que por si só está condenado! Mas ao que anda segundo a Palavra, existem muitas recomendações. Sabemos que zona de conforto não é para cristão autêntico, que precisa manejar bem a Palavra de Deus, ou, senão vai ser difícil, consertar a vida dessas pessoas que o Apóstolo Paulo fala a Tito.

CONCLUSÃO

Com certeza Deus, quer consertar a vida de todos, principalmente a dos pastores, presbíteros e diáconos que foram consagrados à obra dEle e, é claro, também a dos obreiros e líderes separados ao trabalho da visão celular e até mesmo às ovelhas membros das células. É justamente por isso que em Tito 2.7-8 diz que devemos ser exemplo em tudo, íntegros na doutrina e ter uma linguagem sã! Cuidado você, que gosta de piadinhas e mensagens (whatsapp, face, celular etc...) maliciosas, de baixo calão e gírias torpes! Releia o v.8 e leia Ef. 4.29 que diz “Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graças aos que a ouvem”.
Deus nos abençoe.
e-mail: agnaldoigarapava@gmail.com

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem