As provas da vida

Presbítero Gedeon Johnatas


João 6.1
-Introdução: Passamos por muitas provas em nossas vidas e cada uma delas tem um propósito de nos fazer ser aprovados por Deus para receber a vitória que tem preparado para cada um de nós.
Cada desafio é uma oportunidade de aprender e ser treinado para algo maior que o Senhor nos concede. Os testes nos ensinam a reconhecer nossos limites e nos fortalece para conquistar nossos sonhos. Se reconhecermos que estamos sendo testados, com certeza vamos aprender e vencer. Os exercícios nos fortalecem e nos capacitam a enfrentar obstáculos.

Você tem passado por provas em sua vida?

Duas provas que precisamos passar pela vida:

PROVA DA GEOGRAFIA DA VIDA

Geografia indica o lugar que muitas das vezes, nos faz conformar com uma situação. Por exemplo: em um deserto só se espera pela lógica calor, solidão etc... O que nos faz pensar que esperamos as coisas de acordo com a geografia. Será que você tem ouvido a voz dos lugares ou a voz de Deus? Naturalmente damos mais atenção aos lugares, mas fomos chamados pra viver o sobrenatural. Mas homens de Deus como Paulo e Silas na prisão adoraram e viram a glória de Deus (Atos 16.25,26). João exilado na ilha de Patmos matinha sua fidelidade e Deus mostrou o céu para ele (Apocalipse 1.1-12).
Embora os lugares não fossem convidativos à adoração, o salmista disse "se eu subir aos céus lá estás, se eu fizer a minha cama no mais profundo abismo lá estás também" (Salmos 139.8). O milagre de Deus não respeita os lugares mas, transforma os lugares.

PROVA DO TEMPO

Os discípulos disseram: "a hora já é avançada". Queriam que Jesus mandasse a multidão embora por causa do tempo. Nesse caso, o tempo estava colocando um milagre para escanteio. A palavra de Deus nos diz em Salmos 34.19: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor os livra de todas". Interessante que não diz quando vai livrar da aflição, mas diz que vai livrar. Deus nunca fala o tempo em que vai fazer algo nem que o tempo não é importante. Quem não olha para o tempo perde a postura (Mateus 25.5). As noivas estavam olhando o relógio, e tardando o noivo elas adormeceram. Deus não quer uma noiva olhando para o relógio, mas com postura, preparada.

PROVA DAS CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS

Segundo o raciocínio de Felipe, nem a metade de um ano de salário seria o suficiente para comprar alimento para tantas pessoas. Mas no raciocínio de André, percebeu que tinha um moço com 5 pães e 2 peixes, mas também disse: "o que é isso para tantos?". Os dois concluíram que não haviam condições favoráveis.
Milagre é algo sobrenatural, não precisa de condições favoráveis. Todo milagre está na esfera do absurdo e inexplicável.
A multiplicação dos pães e peixes é ilógica, pois 5 pães e 2 peixes são muito pouco para alimentar uma multidão de 5 mil homens. Estudiosos dizem que contando mulheres e crianças teriam aproximadamente 10 mil pessoas. No final ainda sobraram 12 cestos de pães, e cada discípulo carregou um, isso para eles nunca esquecerem do poder de Deus.


Conclusão

Não há limites de GEOGRAFIA, de TEMPO nem CONDIÇÕES desfavoráveis que impeçam de Jesus fazer o milagre.

Presb. Gedeon Johnatas

gedeonmetzelder@gmail.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem