A Introdução do Sermão

A introdução, ou o “exórdio” do sermão é o processo pelo qual o pregador procura preparar a mente dos ouvintes e prender-lhes o interesse na mensagem que vai proclamar. Na introdução o pregador conquistará ou perderá a atenção de seu auditório. Uma mensagem bem começada, já é “meio caminho andado”.

Alguns OBJETIVOS da Introdução:

a) Conquistar a boa vontade dos ouvintes.

É bem possível que haja. na congregação pessoas que por um motivo ou outro, não se simpatizem com o pregador ou com a mensagem que ele vai entregar. A introdução, portanto, deve ser apresentada de tal modo que, se possível, consiga a boa vontade de todos.

b) Despertar o interesse pelo tema.

Além da falta de simpatia de certos ouvintes, outras condições podem agir contra a atenção adequada à mensagem. Indiferença a alguma das verdades bíblicas, condições de ventilação, iluminação inadequada, uma porta que bate, uma criança que chora ou faz graça e outras coisas, contribuem para a falta de atenção dos ouvintes.
Contudo, os hinos, a oração e a leitura bíblica que precedem o sermão, podem predispor uma boa parcela da congregação a uma atitude receptiva à mensagem.

Alguns PRINCÍPIOS para a preparação de uma boa Introdução:

a) Deve ser breve

Uma vez que o objetivo da pregação é a entrega da verdade divina a introdução não pode ser demasiadamente longa.

b) Deve ser interessante

Os primeiros minutos do sermão são muitíssimo importantes. É aqui que se apanha ou perde a atenção dos ouvintes. W. E. Sangster, escritor de homilética, diz que o pregador deve certifica-se de que as sentenças iniciais do sermão possuam “garras de ferro”, para prenderem de imediato a mente de seus ouvintes.

c) Deve ser objetiva

Uma introdução sem alvo desnorteia o auditório e isto faz com que a mensagem fique sem sentido.

d) Deve ser simples e modesta

O que não significa medíocre, mas que o pregador deve tomar cuidado com o maiúsculo. Qualquer complexo de superioridade deve ser eliminado.

e) Deve ser variada

São vários os meios de se iniciar o sermão, por isso o pregador deve variar sempre que possível a sua introdução para que sua mensagem não fique cansativa e sem novidades para aqueles que sempre o ouvem.

As FONTES para a Introdução:

Para uma boa introdução, pode-se encontrar argumento em fontes como:
a) Do próprio texto: uma exposição histórica do contexto pode fornecer um bom material para a introdução.
b) De uma referência bíblica: aos modos e costumes da época ou coisas do gênero.
c) De uma inteligente ilustração: uma história que chamará a atenção para o texto ou o tema.
d) Da ocasião atual: um fato que poderá ditar a ilustração mais adequada, ou a forma mais apropriada para a introdução do sermão.
e) De uma história secular: tanto passada como presente, que pode fornecer abundante material.
f) De histórias poéticas: sobre personagens, autores de hinos ou missionários.
g) Quebra gelo: uma atividade dinâmica que desperte para o assunto a ser tratado.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem