Tipos de Sermão


São pelo menos três, os tipos mais comuns de sermões:
O sermão expositivo
O sermão textual
O sermão tópico
Vamos explicar um pouco de cada um deles:

1- O Sermão EXPOSITIVO

Consiste na exposição mais completa possível de um texto seguido da aplicação de persuasão argumentação e exortação. Uma das principais características desse tipo de sermão é que ele visa extrair e expor os principais pontos do capítulo, parágrafo (perícope) ou ainda do livro da Bíblia do qual se está tratando.
Para pregar expositivamente, deve-se procurar conhecer profundamente o texto abordado, seu contexto dentro do livro, etc. O sermão expositivo não dispensa a introdução e conclusão coerentes.

2- O Sermão TEXTUAL

No sermão textual, emprega-se geralmente uma passagem bíblica curta. O texto é analisado e resolvido em suas partes e a estrutura do sermão pode basear-se em divisões naturais (as que o próprio texto sugere, oferece).
O sermão textual pode ainda ser construído sobre as implicações do texto como um todo. O sermão textual é na sua essência bem semelhante ao sermão expositivo, contudo é mais centrado no texto.

3- O Sermão TÓPICO

Quanto ao sermão tópico, pode-se dizer que não mantém necessariamente uma relação analítica com uma passagem específica das Escrituras. Trabalha sobre um determinado tema, buscando argumentos em vários textos da Bíblia. Seria como um ‘estudo bíblico’ (guardadas as devidas proporções).  Também pode ser chamado de Sermão Temático.

CONCLUSÃO

Nem sempre estes “tipos de sermão” são facilmente identificados na pregação. Em alguns momentos pode parecer que eles se misturam num mesmo sermão.
O pastor Ricardo Gondin faz uma “defesa” do sermão expositivo cuja tese básica concordamos:
- O sermão expositivo não quer dizer necessariamente que tem de se expor todo o texto, verso por verso, mas expor o conteúdo dele, trazer à luz a Palavra de Deus.
- Pregar expositivamente nos liberta, porque nos faz pregar somente aquilo que Deus quer de falar. Pregar expositivamente esvazia tensões.
- Pregar expositivamente exige maior preparo ao pregador, demandando mais cuidado e estudo das Escrituras.
- Martin Lloyd Jones pregou 12 anos em Romanos todos os domingos e não conseguiu terminar... A bíblia é fonte inesgotável. Como a mulher samaritana disse à Jesus: o poço é fundo...!
Pregar expositivamente é uma coisa que pode demandar um bom tempo de treinamento e preparo. Ê uma “arte” que vai se aprendendo com o passar do tempo.

Continue no:
x

Introdução


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

  1. Ótimo à informações que visa ao sermão bíblico.. Ajuda ao preletor expor com coerência aos tópico do assunto..

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem