Como pregar bem?

Não basta ter um bom sermão para fazer uma boa pregação. Para o pregador transmitir bem a sua mensagem, ele precisa estar atento a alguns elementos imprescindíveis.
Para pregar bem, o pregador deve:

1- Preparar-se bastante em oração

O preparo principal para a entrega da mensagem é a oração. O pregador deve orar antes de começar a preparar a sua mensagem, durante a preparação e após a mensagem estar pronta. Deve orar antes, durante e depois da enunciação do sermão.
A oração, no entanto, não anula a necessidade do devido preparo através do estudo. Alguém já disse que o pregador deve orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar corno se tudo dependesse daquele que vai pregar.
A oração está sempre associada à ministração poderosa da Palavra de Deus (Ef. 6.18-20; At.4.31). Charles G. Finney disse: “temos que mover os homens com a verdade e Deus com a oração”.
Antes de falarmos às pessoas sobre Deus, devemos falar com Deus sobre as pessoas.

2- Estar preparado fisicamente

O pregador deve subir ao púlpito com o corpo descansado e com reservas físicas. Em outras palavras, para pregar bem, o pregador deve ter saúde, tanto no corpo quanto na alma. Essa “saúde.” passa por tornar cuidado com o que se come, por praticar algum tipo de atividade tísica apropriada a sua pessoa e por ser uma pessoa feliz, alegre e bem motivada.

3- O pregador deve gostar muito de pregar

Cita-se aqui o autor Matyn Lloyde Jones: “em um sentido, o pregador é homem de uma só coisa”. No passado houve quem dissesse à semelhança de João Wesley, que os pregadores haviam se tornado ‘homens de um só livro’. Apesar disso, expressar uma verdade, de maneira geral, ainda e mais verídico que o pregador é um homem de uma só coisa. Trata-se daquilo para o que foi chamado, como uma ‘grande paixão da sua vida’.

4- Anunciar a sua mensagem como se fosse a última vez

Joao Wesley disse aos pregadores metodistas que eles deveriam estar preparados para “pregar e morrer”. Ricard Baxter disse certa vez: “preguei como se não tivesse certeza de pregar de novo”.
Se o pregador, que ama a Palavra de Deus e o ministério que Deus lhe deu, pregar sempre com esse pensamento em sua mente, dará tudo de si, todo o seu melhor. Será como um arqueiro que tem uma única flecha para matar um perigoso animal e sabe que não pode errar.

Seria de esmagador constrangimento para o pregador, pensar que de sua palavra pode depender o destino eterno de seus ouvintes. Sabendo disso, certamente não faria isso de forma leviana ou relaxadamente.

Continue no:
x

Introdução

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem