O QUE É PREGAR?


-INTRODUÇÃO: Podemos começar perguntando: o que é a pregação? Pregação é a comunicação ou a transmissão oral das verdades Divinas com o fim de persuadir. Nesta definição estão implícitos os seguintes elementos: a MATÉRIA, o MÉTODO e o PROPÓSITO da pregação.

1- A MATÉRIA ou o Conteúdo da Pregação: II Tm. 4.2

A matéria da pregação é a ‘verdade Divina’. Aqui está o limite, a extensão e também a autoridade da pregação. Pregar, no seu sentido restrito não é arguir ou especular a respeito da verdade, mas antes de tudo, é entregar a mensagem vinda de Deus.
Se o conteúdo da pregação é a verdade Divina, onde a encontramos, ou onde ela está revelada? Nas Escrituras (João 5.39), pois “a Tua Palavra é a Verdade” (João 17.17).
O alcance do conteúdo da pregação deve ser “todo o desígnio de Deus” (At.20.27) para “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho dito” (Mt.28.20).
O pregador, portanto, no que tange à matéria ou o conteúdo do sermão, vai anunciar a verdade divina da Palavra de Deus e o fará em plenitude. No falará só de “algumas coisas”, como só do que mais gosta ou do que acha que a congregação precisa ouvir. O pregador não fala de suas próprias opiniões, de filosofia moderna ou antiga, não
expõe tratados teológicos ou sociológicos, nem defende teses pessoais. Ele está ali tão somente para pregar a Palavra de Deus.

2- O MÉTODO da Pregação

O método da Pregação é a comunicação oral. Isso não exclui, é claro, a possibilidade da pregação com a vida ou o testemunho, mas aqui estamos tratando da pregação oral de sermões ou mensagens bíblicas.
O método oral da pregação exige duas coisas indispensáveis:
a) O pregador (pessoa)
A Escritura declara que o homem é o instrumento da pregação (Rm. 10.14-17) e desde o início da Igreja, essa pregação, executada por um ser humano, tem sido um dos principais métodos de Deus para alcançara a humanidade com a verdade. Leia: Atos 2.14 e 41; 3.19-20 e 4.4.
b) Os ouvintes (o auditório, a congregação)
Na preparação e na transmissão do sermão o pregador deve ter em mente o “público” para o qual entregará a mensagem. Não pode perder de vista a característica especifica de cada tipo de pessoas aos quais pregará a Palavra. Jesus disse que os discípulos, e porque não dizer pregadores, seriam “pescadores de homens”. Todo bom pescador sabe das diferenças básicas de cada qualidade de peixe e as iscas próprias para cada uma delas. Assim também deve acontecer com o pregador.

3- O PROPÓSITO da Pregação

O sermão tem por fim persuadir, convencer. Se não for assim, não e pregação bíblica. A pregação visa resultados como qualquer agricultor espera que a semente plantada germine e dê frutos (Veja At.6.27-29).
Em última análise, o alvo do pregador é sempre salvar ou edificar seus ouvintes. Ele sabe que a principal obra é a do Espirito: convencer o homem “do pecado, da justiça do juízo” (Jo. 16.8-11). Mas o pregador de se sentir corresponsável por essa obra pelo fato de compreender que Deus se serve de instrumentos humanos para realizá-la.
-CONCLUSÃO: O pregador deve pregar como se tudo dependesse dele, porém ora, crê e espera como quem sabe que na verdade, tudo depende de Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

  1. Os homens inventam tantas coisas , a obra é de Deus por tudo é tão simples. Basta se entregar de todo coração .

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem