O Tema do Sermão

O tema é parte do sermão que define a verdade principal a ser explicada. O tema é o sermão resumido, e o sermão é o tema ampliado. O tema é às vezes chamado de “proposição”.
A escolha do tema dependerá inteiramente do pregador e do texto abordado. O tema, ao ser anunciado antecipadamente, promove lucidez de pensamento e facilita a boa compreensão da verdade divina apresentada.
O tema pode ser o fundamento de todo o sermão, nesse caso ele seria para o sermão o que o alicerce é para o edifício. Organizado corretamente, o tema possibilita ao pregador organizar seu material e tomo da sua ideia dominante.
O tema não é a parte mais importante de um sermão e nem mesmo uma exigência fundamental, mas quando se escolhe pregar a partir de um tema é preciso tomar alguns cuidados como, por exemplo, com os títulos extravagantes ou irreverentes.
Ex.:
* “Jesus se encontra com a prostituta”
* “Deve o marido bater na mulher”
* “Festa, vinho e muita alegria”
O tema para ser positivo deve ter algumas características. Dentre outras, ele precisa de brevidade (deve ser condensado e eficaz), resumindo em 15 a 20 palavras a ideia completa do que se haverá de pregar.
Veja o exemplo de um bom tema, baseado em João 3.5:

Novo Nascimento é essencial à entrada no Reino de Deus.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem AnteriorPróxima Postagem