O Tema do Sermão

COMPARTILHE esta Pregação:

    Sem comentários

O tema é parte do sermão que define a verdade principal a ser explicada. O tema é o sermão resumido, e o sermão é o tema ampliado. O tema é às vezes chamado de “proposição”.
A escolha do tema dependerá inteiramente do pregador e do texto abordado. O tema, ao ser anunciado antecipadamente, promove lucidez de pensamento e facilita a boa compreensão da verdade divina apresentada.
O tema pode ser o fundamento de todo o sermão, nesse caso ele seria para o sermão o que o alicerce é para o edifício. Organizado corretamente, o tema possibilita ao pregador organizar seu material e tomo da sua ideia dominante.
O tema não é a parte mais importante de um sermão e nem mesmo uma exigência fundamental, mas quando se escolhe pregar a partir de um tema é preciso tomar alguns cuidados como, por exemplo, com os títulos extravagantes ou irreverentes.
Ex.:
* “Jesus se encontra com a prostituta”
* “Deve o marido bater na mulher”
* “Festa, vinho e muita alegria”
O tema para ser positivo deve ter algumas características. Dentre outras, ele precisa de brevidade (deve ser condensado e eficaz), resumindo em 15 a 20 palavras a ideia completa do que se haverá de pregar.
Veja o exemplo de um bom tema, baseado em João 3.5:

Novo Nascimento é essencial à entrada no Reino de Deus.


A primeira parte do ide ordenado por Jesus é pregar o evangelho (Mateus 28.20). Mas então surge a pergunta: “como pregarão se não forem enviados?” (Romanos 10.15). A capacitação de pregadores é urgente para a grande demanda de pessoas carentes de ouvir o evangelho. Jesus mesmo disse que não faltam almas e sim pregadores, por isso precisamos de mais trabalhadores para a seara que é grande (Mateus 9.38).
70 páginas. Formato A5 148x210
Adquira impresso ou eBook: Compre aqui o livro 'Interpretação Bíblica'

Nenhum comentário:
Escreva Comente!

IDENTIFIQUE-SE para que seu comentário seja aceito.

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Siga-nos

Vídeos por email

© 2016 Espaço do Pregador. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.