FIDELIDADE

Pr. Charles Wolff


“Se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo” 2 Timóteo 2.13

-INTRODUÇÃO: Ser fiel é ser constante, decidido, perseverante e não mudar sejam quais forem as circunstâncias. A fidelidade de Deus é incomparável, porque mesmo que Lhe viremos as costas, Ele permanece fiel.
A Sua fidelidade não pode ser medida, por isto ela é infindável, não tem fim! No Salmos 33.4 a Bíblia diz que “DEUS é fiel em tudo que faz”. O salmista Davi, no Salmos 36.5 vai dizer que “a fidelidade de DEUS chega até nas mais excelsas nuvens. Ou seja,a fidelidade de DEUS chega até nas mais altas nuvens”.

Você é fiel a Deus?

Vejamos alguns princípios sobre a fidelidade:

1- Fidelidade é COMPROMISSO

Desde a aliança feita por DEUS com Abraão e a promessa de DEUS de que esta aliança se estenderia pela sua descendência e também pelas gerações depois de Abrão, descrita em Gênesis 17.7 até hoje, DEUS tem cumprido a sua PALAVRA e sempre a de cumpri-la, mantendo a sua fidelidade por amor aos seus. Por todo este tempo, DEUS tem permanecido fiel. A fidelidade de DEUS, é demonstrada na sua PALAVRA. Por isso nada falta para aquele, que NELE confia; O livramento chega, o escape chega, a provisão chega, a cura chega, a libertação chega, a salvação chega, por que o que DEUS prometeu pela sua PALAVRA, ele é fiel para cumpri-la.
Para termos uma verdadeira e solida aliança com DEUS, precisamos entender que necessitamos ser fieis; termos fidelidade na nossa aliança com DEUS.

2- Fidelidade é uma expressão de AMOR

Etã no Salmos 89.1 declara que: “O grande amor do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.” Etã, no mesmo Salmos, porém no verso 8, vai dizer que: "Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu? Tu és poderoso, ó Senhor, e a tua fidelidade esta ao redor de ti”.
Fidelidade é ter cumplicidade. É andar junto; é ter unidade. Em Amós 3.3 a Bíblia diz: “Poderão andar dois juntos, se não estiverem de acordo?” As vezes somos infiéis na nossa aliança com DEUS, porque achamos que temos capacidade de nos mantermos fiéis pelas nossas próprias forças, pela nossa própria vontade, pela nossa própria capacidade.

3- Para ser fiel é preciso ter RESISTÊNCIA

E é ai que o homem se torna infiel, porque o homem cai por aquilo que ele é atraído. Mas DEUS não é atraído por nada e nem ninguém; por isto DEUS não cai, e nunca cairá; Por isto DEUS nunca foi e nem nunca será infiel, porque de nada DEUS é atraído, mas é DEUS quem atrai todos a ele pelo seu filho, o nosso SENHOR JESUS ! Por isso que João, no capitulo 12.32 do Evangelho ao qual escreveu, declara as seguintes palavras de JESUS: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim" (João 12.32). Como Etã declarou no Salmos 89, precisamos entender que para nos mantermos fieis na nossa Aliança com DEUS, precisamos estar em DEUS. A Bíblia diz que a fidelidade de DEUS esta ao redor DELE. Se estivermos em DEUS, temos em nós então uma capacidade vinda de DEUS em nossas vidas, para que possamos nos manter fieis a aliança com ELE. Quem decide estar em DEUS, decide fazer a vontade de DEUS. O próprio Senhor JESUS não fez sua própria vontade; mas antes, buscou fazer a vontade do PAI “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6.38) E você quer ser fiel a aliança que DEUS 1º fez com você ? Então busque fazer a vontade do PAI, pois assim fazendo você estará NELE e ELE estará em vós, e a fidelidade que esta ao redor do PAI será também sobre você e você, permanecerá fiel.

CONCLUSÃO

Foi assim com José (Gênesis 39.7 ao 9) e com Jó (Jó 2.7 ao 10), mesmo na prova, na tribulação se manterão fieis a sua Aliança com DEUS ! José preferiu perder seus privilégios, sua autoridade na casa de Potifar e ser jogado na prisão, do que pecar contra DEUS e ser infiel a sua Aliança com DEUS ! E VOCÊ, PREFERE OS TEUS PRIVILÉGIOS OU PREFERE MANTER SUA ALIANÇA COM DEUS? Jó, Mesmo no seu pior estado de vida, após perder bens, filhos e até sua boa saúde, preferiu manter-se na condição de que DEUS sempre esteve no controle. Mesmo sendo questionado por sua esposa, Jó ainda sim, decidiu crer que a Aliança de DEUS sempre esta presente na vida daqueles que se decidem em permanecer fieis a ela; a aliança com DEUS ! E você, tem preferido abrir a boca pra reclamar, questionar o trabalhar de DEUS ou, assim como Jó, tem abrido a boca pra declarar sua fidelidade, a aliança que DEUS tem contigo ?
Por sua fidelidade, José saiu de governador da casa de Potifar, para Governador do Egito. Por sua fidelidade, de tudo o que antes Jó tinha, DEUS agora o havia lhe dado em porção dobrada !!! Aleluias !!!!! Tanto com José , quanto com Jó, a Glória da segunda casa foi maior que a da primeira !!! Oh Glórias !!! Sabe porque ? Fidelidade !!!!!!!!! DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE !!!!

Pr. Charles Wolff

cwbencao@outlook.com
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem