O culto ao Corpo

Davi J. Nunes


“Não cobice em seu coração a sua beleza, nem se deixe seduzir por seus olhares”. Provérbios 6.25 e Romanos 12.1

Beleza, a busca incansável do homem moderno; corpos belos, faces simétricas, isso é retratado por Salomão, em Cantares 5.14, “As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras”... Esse é o maior culto da sociedade, a palavra “culto” deriva-se do Latim, culto, e significa adoração ou homenagem a Deus, porém sabemos que essa etimologia pode ser adulterada. Clínicas de estéticas são verdadeiros “templos” para torna o corpo adorável, médicos são maestros que concerta o imperfeito (Salmos 16:4), onde o padrão não é aceito, eles tornaram aceitáveis. Deus não se agrada disso! (Provérbios 31:30).

O padrão quase ditatorial da suprema perfeição do corpo, mídias, atores, revistas e supermodelos, fazem o marketing dessa ideologia; Alguns desses são esculturais no exterior, sendo que no interior é “oco”, vazio, incompleto; o culto ao corpo não produz uma felicidade verdadeira (Pedro 2:11). A verdade é que grande maioria deles são doentes que necessita de cura, prova tanta que quem pratica tal culto, também pratica os desejos da carne, tornando-se escravo de paixões abomináveis (1 Coríntios 6:18). 

Braço, perna, coxa, barriga; Não é pecado fazer academia, praticar esportes adquirindo assim saúde ao corpo, porém amar o corpo é pecado, você esta o adorando, o glorificando, o exaltando; no “altar” não está Jesus e sim o corpo, Paulo diz: “Irmãos, que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões” (Romanos 6.12). 

A CULTUALIDADE ao corpo no mundo antigo, os gregos espartanos contribuíram para o corpo perfeito e essa prática é uma realidade hoje; não por fins de guerrilha, mas muitas vezes contribui para o ego ou vaidade, o pregador já dizia: “vaidade, tudo é vaidade”, de fato á busca pelo corpo ideal tem aflorado doenças tais como bulimia, anorexia, transtornos depressivos, problemas de autoestima, tudo isso ocorre por que o corpo é endeusado; eles adoram mais o seu próprio corpo do que o Deus criador. 

O proverbio diz:  “Livra-te desse compromisso como a gazela das mãos do caçador, como a ave da armadilha que a pode prender” Provérbios 6.5. As denominações modernas não estão livres de tal mal, os jovens são os maiores praticantes dessa busca interminável, alguns chegam até a usar medicamentos injetáveis, violando assim a lei do “corpo agradável”, onde o cristão tem um corpo habitável pelo Espirito Santo, logo o seu corpo é uma oferta santa diante do Senhor (Romanos 12.1), porém se o cristão por vaidade busca glorificação de seu corpo, quem faz isso coloca o corpo no lugar de Deus, sendo que não pode haver dois senhores, apena um! Logo o corpo não é aceito.

O Deus uno tem que ser o centro do seu universo partícula. Acima foi apresentado e indicado ás possíveis causas do culto ao corpo, agora veremos uma de muitas soluções. A principal arma contra o culto ao corpo é a “opinião própria”, não seja influenciado, seja consciente, preserve o melhor para o seu corpo, fazendo isso você se aceitara; orelha, nariz, boca, não seja influenciado pela ditadura da excêntrica beleza; ser gordo não é feio, feio é não ter amor próprio. 

“Amado, jamais imites o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que pratica o mal não conheceu a Deus”. 3 João 1.11 

 O seu corpo não mais o chateara, pós Deus agora é o centro e não seu corpo; O senhor escolheu e selecionou os melhores genes e os adicionou em nosso corpo, lembre-se você é a melhor escolha de Deus.

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”. 1 Pedro 3.3-4

Davi J. Nunes


O Jovem Cristão S.A.
Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabo de Santo Agostinho - PE
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2Comentários

  1. Emilly vitória IPDA🔥🌈.9 de maio de 2020 às 10:28

    Amém glória a Deeeeeeus 🔥

    ResponderExcluir
  2. Sou Católico, estudo "Bacharel em Ciência da Religião"- Aqui no Rio de Janeiro.
    Gostei muito das suas colocações.
    Fica bem!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem