A VIDA DO PREGADOR

-INTRODUÇÃO: Uma boa pregação deve ter traz um bom pregador. Por isso, devemos nos preocupar com algumas exigências bíblicas que o pregador do Evangelho deve preencher para ser um vaso de bênçãos nas mãos do Senhor.

Como ser um bom pregador?

Vejamos ’10 mandamentos’ para ser um bom pregador:

I - DEVE SER REGENERADO: João 3.5

E imprescindível que ele tenha de fato, nascido de novo, que já. Tenha experimentado o poder regenerador do Espírito Santo. E necessário que o anunciador das boas novas já tenha, ele mesmo. Provado do Evangelho já conheça e confesse ao Senhor.
Pregadores não regenerados são como Jesus disse “condutores cegos”, sendo o barranco o destino tanto do condutor como do conduzido (Mt. 15.14).

II- DEVE AMAR PROFUNDAMENTE AO SENHOR: Mateus 22.3

O pregador no deve ser movido apenas pelo “dever” ou mesmo pelo prazer, mas principalmente por amor e gratidão àquele que o salvou: Jesus Cristo (I Coríntios 9.16-22; II Coríntios 5.14-15).
Vale a pena lembrar que Cristo realizou a. sua obra na cruz por amor e com alegria (Hb
12.2).

III- DEVE SENTIR PAIXÃO PELAS ALMAS

Urna coisa é gostar de pregar, outra coisa é gostar daqueles a quem se prega. Um ad vogado pode adquirir muita fama devido a sua habilidade, sem, no entanto, amar seus clientes. Um médico pode gozar de muito sucesso profissional, ser vencedor, sem, no entanto, amar seus pacientes.
O pregador, porém nunca há de ser um verdadeiro servo de Cristo se não sentir um profundo amor pe1as almas perdidas a quem ele prega o Evangelho. Jesus tinha ande compaixão pelos perdidos (Mt. 20.34,15.32. 14.13).

IV- DEVE SER UM EMPENHADO ESTUDANTE DA BÍBLIA: Sl. 1.1,2

Visto que a Bíblia é fonte a autoridade suprema, o material do pregador, e o assunto de toda pregação, é de suma importância que o pregador conheça o seu conteúdo como um todo.
O pregador deve “apresentar-se a Deus, aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm. 2.15).

V- DEVE TER UMA VIDA DE ORAÇÃO: João 15.5

Aquele que deseja falar muito de Deus para os homens deve falar muito dos homens para Deus.
O exemplo de Jesus com respeito à oração deve impressionar cada crente, principalmente o pregador. Somente em Lucas temos 10 referências de como ele dependeu do Pai em oração para tudo: Lc. 3.21; 5.16; 6.12. 9.18; 9.29; 11.11; 22.32; 22.42; 23.34; 23.46.

VI- DEVE VIVER A SUA PRÓPRIA MENSAGEM

O pregador deve ser puro no seu viver, levar uma vida irrepreensível (1 Tm.3.2 e 7), que tenha “bom testemunho dos que estão de fora”. Qualquer comportamento irregular do pregador pode colocar em descrédito a sua mensagem.
O que a pessoa faz, fala muito mais forte do que o que apenas diz. Portanto, se o pregador não vive a mensagem, os ouvintes não o aceitarão.

VII - DEVE RECEBER DE DEUS A SUA MENSAGEM

O pregador pode e deve trabalhar arduamente, buscar, pesquisar e ler, mas isso deve ser apenas um complemento à revelação da palavra que recebeu do Senhor. Ideias,
argumentação e habilidade na exposição são recursos que o pregador pode e deve buscar em fontes variadas. A mensagem, ou o conteúdo principal da Palavra deve buscar e receber do Senhor (I Co. 11.23, 1 5.3; Gl.1.11-12).

VIII- DEVE CRER NA SUA PRÓPRIA MENSAGEM: II Co. 4.13

Pode parecer absurdo, contradição ou algo que não acontece, mas há pregadores que não creem na sua própria mensagem. Pregam por conveniência, por exigências superiores ou por motivos outros. Mas o pregador não pode ser eficaz se não crê profundamente e de todo o coração na mensagem que pregar, se não está absorvido desta mensagem, se esta não lhe arde o coração.

IX- DEVE SENTIR O PESO DO SEU MINISTÉRIO E NÃO SE GLORIAR DO QUE FAZ: I Co. 9.16

Muitos pregadores são tentados pela vaidade ou pela vontade de aparecer. Querem pregar para estar a frente de um público e ser influente. Mas o propósito do ministério da Palavra não é este. Um verdadeiro pregador sente a tarefa sobre sua vida e não se envaidece disso.

X- DEVE SER CAPAZ

A capacitação para pregar deve ser constante na vida de todo pregador, que precisa buscar ser:
a) Espiritualmente capaz
b) Fisicamente capaz: III Jo 1.2
c) Mentalmente capaz: I Tm. 1.7
d) Educacionalmente capaz: Mc.3.14
e) Um Humilde aprendiz: Pv. 27.6

-CONCLUSÃO:

Se o pregador ou pregadora, é uma pessoa regenerada pelo Espírito Santo, ama profundamente a Deus e tem paixão pelas almas, se estuda a Bíblia e tem uma vida de oração, se vive a mensagem, buscando-a diretamente do Senhor para acreditar e viver o que prega, além de nunca se gloriar disso, mas buscar se capacitar mais a cada dia, então está preparado para pregar o evangelho.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1Comentários

  1. boa tarde amados,oque me inquieta e ver muitos cristao a morrer por obras da feiticarias.por isso decidi usar exodo 22:18,lucas 11:44-51.a palavra viva mata e da vida,estas pronto?

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem AnteriorPróxima Postagem